Anos de dedicação e trabalho continuado promoveram uma associação cada vez mais forte, presente e organizada. Os resultados deste legado nos dão orgulho, e hoje, vivemos um sonho cada dia mais real e possível.

No final de 2009, encontramos o terreno, que possui 21.000m², na Rodovia Ribeirão-Dumont, a aproximadamente 1500m da USP. Certificamo-nos de que poderíamos construir o ginásio e de que todos os documentos do terreno estavam em ordem, e fechamos o negócio no dia 19 de janeiro de 2010. Foram mais de dois meses entre negociação e cuidados para que a compra fosse segura.

Desde o momento da compra, pensamos que não poderíamos parar nesse ponto e decidimos já fazer o projeto do centro de esportes e planejar a sua construção. O projeto, de autoria do arquiteto Carlos Stechhahn, foi se desenvolvendo e estamos muito satisfeitos com o resultado. Também fizemos o projeto legal, na Prefeitura e no Corpo de Bombeiros, que foi aprovado.

A Lei Federal de Incentivo ao Esporte – Lei 11.438/2006 – permite que empresas e pessoas físicas invistam parte de seu Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte.

Nosso projeto foi aprovado e temos até 31 de dezembro de 2016 para a captação de recursos, buscando doações que serão abatidas diretamente do imposto de renda. Para maiores informações acesse nossa página de doações.

O ginásio de esportes constitui a primeira e principal obra a ser executada em todo o complexo esportivo, abrigando, além da quadra (40m x 20m com a possibilidade usar duas de 32mx18m), uma arquibancada para 500 lugares, dependências administrativas, sanitários para público e ambulatório. Há uma seqüência de três desníveis em relação às quadras poliesportivas. Encontram-se, no primeiro, uma ampla varanda com vista panorâmica e espaços para locação de barracas para o comércio de diversos produtos. Depois, as instalações destinadas aos vestiários de jogadores e juízes e, em seguida, a área mais descontraída, compreendendo lanchonete, sala de bateria, sala com tatame, sala de tênis de mesa e sanitários para público em geral. Este nível permite o acesso direto a duas quadras de tênis, uma de vôlei de areia, futebol society e área de quiosques para churrasco.

O conjunto aquático, ao lado do ginásio de esportes, é composto por uma piscina semi-olímpica e outra de recreação, com ampla área de solarium, vestiários e sanitários. Integram ainda este setor uma academia e um bar com área para mesas em frente às piscinas. O restaurante, cercado por amplas varandas com vista privilegiada, encontra-se junto ao nível do ingresso principal, onde há a portaria e o estacionamento, imediatamente acima do nível da academia.

O cumprimento da lei de acessibilidade foi atendido integralmente com espaços reservados aos cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida na arquibancada. Há sanitários especialmente projetados e plataformas elevatórias para deslocamentos verticais, permitindo o livre acesso a todas as dependências do complexo esportivo.

Por acreditar na construção de um futuro melhor para todos através do esporte, a Associação Pró-Ginásio decidiu se comprometer em expandir as oportunidades para além de seus associados. Seguindo sempre os conceitos de humanização e retribuição à sociedade ensinados com muito louvor na FMRP-USP, cultivamos a ideia, desde o início de nossos esforços, de criarmos um “Projeto Social”, no qual poderíamos envolver a comunidade riberopretana.

Para deixar a ideia mais palpável e garantir que ela não se perca com o passar das gerações, escrevemos um projeto, juntamente com a Secretaria da Assistência Social de Ribeirão Preto, o qual foi assinado por técnicos da Prefeitura Municipal e protocolado, tanto junto à cidade quanto ao projeto enviado ao Ministério do Esporte. Tal documento cria atividades a serem realizadas em nosso Complexo Esportivo nos horários em que não iremos utilizá-lo para treinos ou competições, estabelecendo público alvo, carga horária e profissionais envolvidos.

Este projeto é o início do que queremos realizar em nosso espaço. Após construído, iremos colocá-lo em prática e analisar a viabilidade da criação de quantos projetos forem possíveis de se realizar. Afinal, sabemos os benefícios que o esporte traz para todos e pretendemos dar esta oportunidade a muitas pessoas, sempre lembrando da responsabilidade social que nós, futuros médicos brasileiros, temos para com a população de nosso país.

  • Vídeo Tutorial da Lei de Incentivo ao Esporte

  • Campanha Lei de Incentivo ao Esporte - Pessoa Física

  • Campanha Lei de Incentivo ao Esporte